Banco do Povo e PAT apresentam resultados positivos no primeiro trimestre

O Banco do Povo e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), ambos ligados a Secretaria de Assistência Social, apresentaram resultados positivos no primeiro trimestre de 2017, em comparação com os resultados do mesmo período do ano passado.

Segundo o levantamento, o PAT teve um aumento de 23% nas vagas captadas (passando de 483 para 598), recolocando 162 pessoas no mercado de trabalho (75 pessoas foram recolocadas no mesmo período de 2016). Além disso, houve uma queda de 30% na quantidade de pedidos do seguro-desemprego, passando de 1916 para 1353 neste trimestre.

O Banco do Povo, por sua vez, teve um aumento considerável no número de contratos no mês de maio, passando de 17 para 26. O valor emprestado também apresentou crescimento, passando de R$89.556 para R$145.010. Este aumento no valor pode ser explicado tendo em vista o preparo de alguns comerciantes para o Dia das Mães.

A secretária da pasta, Patricia Juliani, comenta que este resultado é fruto das mudanças feitas neste início de gestão: “Comemoramos esses dados porque sabemos da importância do desenvolvimento econômico e social. Todo nosso trabalho é realizado em equipe, pensando em oferecer o maior número de oportunidades de trabalho e renda em prol da nossa cidade”.

Uma das ações implantadas pelo PAT, o Time do Emprego, tem sido parceira nesse processo de recolocação de profissionais no mercado. Gilmara Rodrigues, assistente social e participante da iniciativa, comenta a oportunidade que as ações do PAT representam: “Eu entrei após uma desistência de outra pessoa, adorei a abordagem e os temas tratados. Foi uma oportunidade de rever meus conceitos e reciclá-los, me dando mais conhecimento profissional para enfrentar os desafios do mercado”.

Luciano Fabrício, empresário, contou que o Banco do Povo auxilia nessa luta por estar sempre inovando. “Temos que estar sempre pensando no futuro. O Banco do Povo foi primordial neste processo, auxiliando o empreendedor de forma fantástica, mesmo com tantas oscilações do mercado. Eu recomendo para todos meus amigos e posso garantir: com certeza voltarei a procurar o Banco do Povo”, afirma o empreendedor.

A secretária ainda diz que estes dados são motivos de comemoração, especialmente com a proximidade do dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, comemorado no próximo domingo (1°).

(Victor Copola/PMJ – Foto: Arquivo)