Banco do Povo celebra 20 anos em Jacareí e amplia os benefícios de empréstimos para a população

Os novos valores de créditos já começam a valer para as pessoas físicas, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais

Palestra motivacional do escritor Ivanilton Lopes na Sala Mário Lago

Há 20 anos, o Banco do Povo Paulista chegava ao Vale do Paraíba. A primeira cidade a consolidar parceria foi Jacareí e, depois de duas décadas, o banco comprometido na realização de sonhos, comemora as conquistas dos microempresários jacareienses.

O aniversário trouxe novidades. A partir desta quinta-feira (28), o Banco do Povo de Jacareí irá oferecer ainda mais facilidades aos munícipes. A pessoa física passou a ter direito a um primeiro crédito de R$5 mil reais, antes era de R$3 mil. O segundo crédito é de até R$10 mil e o terceiro de até R$15 mil reais. A taxa pré-fixada dos juros é de 1%.

O Microempreendedor Individual (MEI) pode realizar empréstimos com as taxas variáveis de juros de 0,35% a 0,70% e o primeiro crédito pode ser de até R$10 mil reais. O segundo foi de R$10 mil para até R$15 mil e o terceiro de até R$21 mil reais.

Já a possibilidade de primeiro empréstimo para pessoa jurídica, com empreendimentos formais como ME, EPP, LTDA, EIRELI e produtor rural com CNPJ, foi de R$7.500 mil reais para R$15 mil. O segundo crédito pode ser de até R$35 mil e o terceiro de até R$50 mil reais.

Leandro Fogaça, diretor de Trabalho e Renda do município, explica que, após o aumento progressivo na liberação de recursos para os empréstimos do Banco do Povo desde 2017, a Prefeitura de Jacareí acredita que essas mudanças nos empréstimos vão fomentar ainda mais os pequenos negócios na cidade. “Ao incluir EPP e LTDA, o Banco do Povo direciona parte dos recursos para fortalecer pequenas empresas já estabelecidas em Jacareí, sem jamais abrir mão do microempreendedor local que, mesmo na informalidade, movimenta a economia”, pontua.

20 anos realizando sonhos

O Banco do Povo de Jacareí atua dentro da Diretoria de Trabalho e Renda, por meio da Secretaria de Assistência Social de Jacareí, auxiliando na composição de políticas de geração de renda do município e construindo ferramentas para cada vez mais, alcançar a população.

Nestes 20 anos, foram investidos mais de R$ 16.500.00,00 ao microempreendedor local. Foram 4.375 contratos de financiamentos e o número de trabalhadores diretos beneficiados pelos investimentos é de 7.715. Além disso, a quantidade de novos cargos criados após os investimentos realizados ultrapassa os 500.

Dentre inúmeros beneficiários, o marceneiro Antônio Estevão Ventura não hesita em compartilhar a gratidão ao Banco do Povo. “Se não fosse o Banco do Povo eu não teria a minha marcenaria. A cada empréstimo eu tenho uma nova oportunidade de aprimorar o meu negócio e devolver um trabalho de qualidade para os meus clientes”, ressalta o morador do bairro Cidade Nova Jacareí.

Cerimônia de comemoração

Na última noite de quarta-feira (27), na Sala Mário Lago, foi realizada a cerimônia de comemoração aos 20 anos do Banco do Povo em Jacareí. O evento contou com a presença da equipe da Diretoria de Trabalho e Renda do município, o vice-prefeito Edgar Sasaki, munícipes e, microempreendedores e microempresários beneficiados pelos empréstimos.

Quem ajudou a escrever essa história de sucesso também marcou presença. O ex-prefeito e historiador, Benedicto Sérgio Lencioni, responsável pela assinatura do contrato na cidade na época, deixou a sua homenagem. “Com 20 anos, o Banco do Povo já tem uma história a ser contada. É um fato importantíssimo que compõe a história administrativa de Jacareí”.

Zaqueu Pieve, atual gestor do Banco do Povo, fez parte da primeira equipe de agentes de créditos e atuou, com o passar dos anos, na continuação dos serviços prestados a população. “Ao longo desses 20 anos, comemoramos as oportunidades que oferecemos aos microempreendedores de Jacareí. É gratificante ver também o crescimento socioeconômico gerado no município”, conclui.

O evento também contou com a palestra motivacional do escritor Ivanilton Lopes, no qual ministrou sobre a importância de acreditar nos sonhos de cada um.