Baixa adesão faz Jacareí mudar estratégia de vacinação contra febre amarela

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde de Jacareí decidiu mudar a estratégia de vacinação contra a febre amarela na cidade e, a partir desta quarta-feira (21), oferece a imunização apenas nas unidades de saúde do Parque Brasil, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio, Santa Cruz dos Lázaros, Parque Meia-Lua e Cidade Salvador.

Apesar de diminuir o número de unidades disponíveis, a iniciativa visa evitar a perda de doses da vacina, o que vinha acontecendo pela baixa procura.

“Um frasco da vacina aberto rende, aproximadamente, 50 doses, e depois de aberto tem que ser consumido em um curto prazo. Porém, estamos perdendo muitas doses da vacina por não atingirmos esse mínimo. Nossa decisão tem o objetivo de otimizar a aplicação das doses, evitando perdas”, explica Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde.

Até o momento, Jacareí vacinou 112 mil pessoas, o que representa 60% da meta do município, que é vacinar 190 mil pessoas. A média de vacinação do Estado de São Paulo é de 36%, enquanto a do Vale do Paraíba e Litoral Norte é de 33,1%.

Estamos nos esforçando para aumentar a cobertura de pessoas vacinadas. Apesar de atingirmos 60% da meta, precisamos proteger o maior número de pessoas possíveis na cidade”, reforça a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

A Diretoria de Vigilância também pretende adotar novas estratégias para atingir a população que não se vacinou, como vacinação volante na área urbana, vacinação em indústrias e locais que reúnem públicos aglomerados, entre outras.

Casos – Jacareí teve um caso confirmado de febre amarela na cidade. O paciente já teve alta e passa bem. Atualmente, há seis casos suspeitos de febre amarela notificados pela Diretoria de Vigilância à Saúde de Jacareí. Duas pessoas internadas e quatro óbitos que ainda estão sendo investigados. Apenas um deles reside no município.

Serviço – Para se imunizar é preciso levar um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação (se ainda tiver).
Não serão vacinadas crianças menores de nove meses; pessoas que tenham reação alérgica a ovo de galinha e seus derivados; ou pessoas que estejam com a imunidade fragilizada. De qualquer forma, é recomendado que todos se dirijam às unidades para verificarem a viabilidade da vacina.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)