Autora da série ‘Unidade Básica’ é uma das atrações da Mostra de Saúde de Jacareí

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde de Jacareí promove na próxima segunda-feira (13), a ‘Mostra de Saúde de Jacareí’, um momento em que os personagens responsáveis por fazer os serviços de saúde no município acontecer, compartilharão experiências e práticas exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

O evento acontece no EducaMais Jacareí, das 8h30 às 16h40, e contará com a participação especial da atriz Ana Petta, uma das idealizadoras da série televisiva brasileira “Unidade Básica”. A atriz falará sobre a experiência e os desafios por trás da construção da série, que através de casos reais retrata realidade do SUS em uma unidade básica da periferia de São Paulo.

“Estou muito feliz em participar desse evento em Jacareí. Tenho uma admiração muito profunda pelas pessoas que no dia a dia constroem o SUS. Nesse momento político, mais do que nunca, é importante falar da importância do SUS e valorizar seus profissionais”, afirma a atriz Ana Petta.

O evento também contará com o professor da USP e especialista em políticas públicas, Eduardo Caldas, além das apresentações de servidores com experiências da Atenção Básica, Atenção Especializada, Vigilância à Saúde e Diretoria de Urgência e Emergência.

“Há 30 anos, o acesso à saúde era infinitamente menor que hoje. A saúde evoluiu muito e com a mostra queremos divulgar e valorizar o que não se vê do SUS, não só nos serviços comuns de saúde, como as ações da vigilância do que comemos e bebemos, a fiscalização de estabelecimentos públicos e privados de saúde, indústria farmacêutica, alimentação, entre outros. Vamos protagonizar um momento histórico para todos esses profissionais”, ressalta a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

O EducaMais Jacareí fica na avenida. Eng. Davi Monteiro Lino, 595 – Jardim Marcondes

Confira a programação completa:

8h30 – Abertura Oficial;
9h – A construção da série: Unidade de Básica – Ana Petta (atriz brasileira, formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) em Artes Cênicas e tem experiência há mais de dez anos como atriz nas áreas de teatro, cinema e televisão);
10h – Mostra de Experiências da Atenção Básica;
12h30 – Almoço
14h – “SUS, patrimônio de todos nós” – Eduardo de Lima Caldas (professor da USP e especialista em políticas públicas);
14h40 – Mostra de Experiências da Atenção Especializada;
15h40 – Mostra de Experiências da Vigilância à Saúde;
16h10 – Mostra de Experiências da Urgência e Emergência;
16h40 – Encerramento.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Divulgação )