Atenção Básica oferece práticas alternativas como estratégia de promoção à saúde

Não é novidade que os cuidados com a saúde devem ir além da medicina tradicional e da lógica da doença e do uso de medicamentos. Essa, inclusive, é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que vem revolucionando os trabalhos da Atenção Básica de Saúde em Jacareí, com o auxilio de práticas alternativas e uma visão integral nos cuidados com a saúde da população.

No Brasil, desde 2006 vigora a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que estimula a integralidade da atenção à saúde como a oferta pela rede pública de saúde de práticas como Dança Circular, Yoga, Shantala, Meditação, Caminhada, atividades para melhor idade, entre outras.

As práticas são promovidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e apoiam os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios.

Amanda Cursino, mãe do Pedro Ricardo, é atendida pela Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do Rio Comprido e já realizou diversas práticas integrativas. “Eu participo das atividades integrativas da unidade desde quando eu estava gestante. Já fiz aula de yoga e participava de diversas palestras aqui na unidade. É muito gostoso, aprendemos práticas para realizar em casa e conhecemos outras pessoas, principalmente mães, que passam por situações parecidas”.

Shantala – A UMSF do Rio Comprido é uma das pioneiras na realização da Shantala em Jacareí. Essa é uma prática indiana que estimula o carinho e o toque entre a mãe e seus bebês e traz benefícios à qualidade de vida e desenvolvimento das crianças.

Os resultados das práticas vão além do momento das atividades oferecidas pela unidade “Quando eu faço a shantala, o bebê fica muito mais relaxado e tranquilo, ajuda também em casos de cólica, além de contribuir com a aproximação afetiva entre nós”, conclui a mãe do Pedro Ricardo.

A psicóloga Fabiana dos Santos Souza pontua que “essas práticas também têm o importante cunho preventivo, contribuindo para diminuição de problemas de saúde, não só na parte física, mas também psicológica e emocional, com a diminuição dos usos de medicamentos e redução de outras doenças”.

Os encontros para realização das práticas também têm um foco social “os participantes têm contato com outras pessoas, que passam as mesmas dificuldades, e a aproximação cria um espaço de diálogo. No caso da Shantala, não existe só a aproximação da mãe com ela mesma e com o bebê, mas com toda a comunidade”, explica Lilian Silveira, fisioterapeuta do NASF.

As práticas integrativas e complementares acontecem em unidades básicas de saúde por toda a cidade. Para mais informações, procura a unidade mais próxima da sua casa.

Veja a programação:

UMSF Jardim Emília

Dança terapia (público geral) – Terça-feira, às 8h30.

Grupo Reviver (adultos com dores crônicas) – Sexta-feira, às 9h

UMSF Vila Zezé

Vaidoso (grupo para idosos) – Quinta-feira, às 9h.

UMSF Cidade Salvador

Menos Dor (adultos com dores crônicas) – Quinta –feira, às 9h.

UMSF Rio Comprido

Shantala (para bebês e crianças) – verificar cronograma na unidade

UMSF Jardim do Vale (Viveiro Municipal) para o público geral –

Meditação – Quarta-feira, às 9h

UMSF Esperança

Menos dor (adultos com dores crônicas): Sexta-feira, às 9h.

UMSF Imperial

Menos dor (adultos com dores crônicas) – Terça-feira, às 9h.

UMSF Jardim Yolanda

Menos dor (adultos com dores crônicas) – Quarta-feira, às 8h30

Caminhada com lian-gong – Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7h às 8h30.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)