Artigo de jacareiense é selecionado para exposição na Suíça

Escutar áudio do texto
Ana CineClube (5)
Ana ficou fascinada pela incrível história de Hedy Lamarr. Foto: Valter Pereira/PMJ

A exposição “O Dia da Mulher no Consulado”, evento promovido na Suíça pela embaixada brasileira, traz artigo da cineasta e escritora jacareiense Ana Rosenrot sobre a atriz Hedy Lamarr, cujas invenções levaram ao aprimoramento do GPS e Wifi, mas que na época não teve reconhecido seus méritos.

Além de exposições, a programação inclui comidas típicas e palestras. A abertura foi no domingo (6) e segue até o dia 20, no Consulado Geral do Brasil, na capital Genebra.

O artigo selecionado é sobre a atriz e inventora Hedy Lamarr, publicado na revista Varal do Brasil, que circula na Europa. “Fiquei muito feliz quando recebi o comunicado de que o meu artigo fora selecionado”, diz a Rosenrot.

Pessoalmente sempre gostei muito dela como atriz (Hedy Lamarr), mas principalmente da sua história repleta de coragem ao enfrentar o mundo machista, que não admitia que uma linda estrela de cinema também poderia ser uma grande inventora. Infelizmente ela morreu sem ter o devido reconhecimento”, comenta.

Cineasta jacareiense – Ana Rosenrot nasceu em Jacareí, em 1977, morou por 15 anos em Santa Branca (cidade vizinha) e retornou a terra natal onde vive até hoje. A paixão pelo cinema, que começou na infância, levou Ana a mergulhar na sétima arte. “Realizei vários cursos e oficinas, e estou sempre pesquisando a respeito de cinema”, diz.

Ana é engajada na produção audiovisual, que há alguns anos vêm sendo impulsionada na cidade por meio do Cineclube, uma das instituições que conta com o apoio da Fundação Cultural de Jacareí.

Ela é uma das produtoras mais premiadas no Cinema de 5ª, programa criado pelo Cineclube Jacareí e que consiste na exibição de grandes produções e também de curtas independentes.

Atualmente atua ao lado do produtor Vinicius Santos, o Vini Trash, na V Produções, responsável pela produção e lançamento dos longas “Steve Cicco I e II” e “Iandara” e organizadora da Monstro – Mostra de Cinema Fantástico de Jacareí, que reúne produções de todo o País.

(Rosana Antunes / PMJ)