Aplicativo facilita a vida de usuários do transporte coletivo em Jacareí

Escutar áudio do texto

Está disponível para os usuários do transporte público de Jacareí o aplicativo CittaMobi. Com ele, os usuários têm a possibilidade de atuarem como agentes de fiscalização, cobrando por um serviço de qualidade e acima de tudo, que ofereça por parte da empresa respeito e profissionalismo.

O aplicativo está disponível pelo sistema operacional Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente por qualquer smartphone com acesso à internet. Nele, os usuários terão à disposição diversas informações, como por exemplo, a distância do veículo até o ponto de ônibus, o que irá facilitar e otimizar a vida do cidadão, uma vez, que sabendo onde o veículo se encontra, o tempo de permanência no ponto de ônibus será bem menor.

O CittaMobi indica os pontos mais próximos dos passageiros, quais as linhas passam por determinado ponto e a distância em que os veículos estão do local de espera. Outra funcionalidade importante está na opção “Incidente Grave”, onde os usuários podem acessar três tipos de ícones: Informações do Ponto, Informações da Linha e Informações do Ônibus.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com a função, os munícipes podem atuar como agentes fiscalizadores do serviço de transporte coletivo em Jacareí, sendo possível reportar dados como limpeza do ponto, sua segurança, atrasos, se o veículo parou no local correto, previsões erradas (de chegada), itinerário errado, além de atrasos e reporte de incidente grave, seja no ponto de ônibus ou até mesmo dentro do veículo.

Além de todas as funções apresentadas, o aplicativo conta ainda com o ícone “Filtro de Acessibilidade”, que faz a busca de todos os veículos adaptados para deficientes físicos. Para ativá-lo, basta acessar o menu ‘preferências’, disponível no menu da página inicial. É possível ainda ativá-lo dentro da tela de previsão de determinado ponto, através do menu ‘opções’.

E se o usuário utiliza frequentemente uma determinada linha ou um ponto de ônibus, é possível colocá-los como favoritos no aplicativo, agilizando o acesso às opções e informações. O aplicativo também tem o chamado “visualizador de ponto”, que permite ao passageiro enxergar não só o ponto de ônibus, mas todo o seu entorno.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, “fortalecer as ferramentas para que a população fiscalize a qualidade do transporte público é a melhor forma de fazer o controle da eficiência da JTU (Jacareí Transporte Urbano)”.

Contrapartidas

Além do aplicativo, já disponível para população, a concessionária JTU, responsável pelo serviço de transporte coletivo na cidade, se comprometeu a substituir o atual sistema de leitura digital para a identificação facial, mediante a apresentação de documento original com foto, que comprove a idade do usuário da melhor idade, além de dez novos ônibus nas ruas até o final de 2017.

Abaixo você confere todas as funcionalidades do CittaMobi:

Consulta de previsões de horários em tempo real;

Consulta detalhada de previsões de cada linha;

Trajeto de cada linha;

Filtro de Acessibilidade;

Botão de incidente grave – para relatar algum tipo de anormalidade;

Bilhete eletrônico;

Pontos de ônibus favoritos;

Linhas favoritas.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)