Alunos se “transformam” em obras de arte em Jacareí

Uma atividade de artes com os alunos da rede municipal de Jacareí, a partir de um estudo teatral, com cenário, figurino, postura e muita expressão no olhar, vem chamando a atenção das redes sociais nos últimos dias. Trata-se de um projeto realizado, inicialmente, por duas escolas, que estão fazendo uma releitura de obras de arte, com atividades remotas durante a quarentena.

Claudinei Camargo da Silva, pai do Nickolas Pablo Camargo da Silva, que é do 2º ano da EMEF Conceição Magalhães (Jardim Paraíso), aprovou a iniciativa. “Nós procuramos uma imagem da internet e encontramos a imagem do Charles Chaplin, fazendo aquela pose, pensando, meio que triste”, contou, sobre a experiência com o filho. “Achamos legal, pois ele era um comediante ‘mudo’ naquela época, mas que fazia muita gente dar risada. Pegamos uma cadeira e sentamos o Nickolas, depois pegamos uma blusa preta minha e colocamos nele, e por baixo dessa blusa colocamos um guarda-chuva, para ele poder fazer aquela pose da mão”, explicou.

Ele conta, ainda, que pegaram um chapéu de palha, porque não tinham um chapéu exatamente como aquele, e a esposa pôs uma faixa em cima do objeto. Para fazer o bigode, foi usado um lápis de olho. Depois, tiraram várias fotos para o menino ficar parecido com o Charles Chaplin. Nickolas achou tudo muito engraçado: “Gostei muito! A gente se divertiu em família, brincou em família… Demos muita risada”.

Mais experiências – A aluna Maria Fernanda Ferreira, também do 2º ano da EMEF Conceição, ficou animada com a atividade. “Eu amei fazer a obra de arte. Foi muito da hora (sic). Estou muito feliz com as publicações nas Redes Sociais”.

João Gabriel dos Santos Lima também ficou entusiasmado. Sua mãe, Maria Tereza dos Santos Lima, conta como foi: “Assim que recebemos a proposta da atividade de Artes, eu informei ao João Gabriel e ele ficou interessado e ansioso para realizar”, conta. “Seguindo as instruções da proposta, iniciamos uma pesquisa na internet, procurando uma obra que ele se interessasse. Encontramos a pintura de um saxofonista, na qual o foco foi o instrumento. Começamos um estudo sobre a obra, do pintor Mauro Garcia Socuellamos”, disse a mãe.

A exposição desta obra, segundo Maria Tereza, foi feita em 2014, em uma galeria de arte e música em Ibiza, com temas abordados de música e moda. Ao realizar a atividade, eles buscaram fazer a melhor releitura possível, utilizando o saxofone do filho mais velho e a gravata do pai de João. “Gostei muito, achei muito legal, bem parecido com a pintura. Eu me senti um músico”, fala João Gabriel.

Reflexão – Para a professora Luciana Martins, que explicou a proposta desta atividade apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, os alunos puderam ter a oportunidade de apreciar, conhecer, experimentar e refletir sobre alguns elementos importantes de alguns artistas e suas obras.

“Para realizar estas atividades, os alunos puderam usar da criatividade, utilizando os recursos que possuíam em casa. O resultado foi esta maravilhosa releitura de várias obras. As famílias foram peças fundamentais na elaboração e execução destas atividades. Neste período de aula remota, quero deixar meu agradecimento a cada família”, ressalta a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legendas: Aluno Nickolas Pablo Camargo da Silva, que se tornou um verdadeiro ‘Charles Chaplin’; aluna Maria Fernanda que é o próprio autorretrato de Tarsila do Amaral; e o aluno João Gabriel, que se sentiu um músico com a releitura