Alunos participam de formatura de Agentes de Trânsito Mirins

Na próxima semana serão realizadas as formaturas do Projeto “Agente de Trânsito Mirim 2018”. As cerimônias ocorrerão nas respectivas escolas participantes do projeto e contarão com a presença de autoridades. O projeto foi desenvolvido por meio do contato com os agentes de trânsito e da vivência em sala de aula, para que os alunos que adquirissem estes novos conhecimentos, multiplicassem o que aprenderam.

Mediante a Portaria 147 de 2 de junho de 2009 do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) que estabelece as Diretrizes Nacionais de Educação para o Trânsito, vê-se a necessidade de um programa eficaz para que as crianças sejam boas cidadãs no trânsito.

Desse modo, foi criado o Projeto Agente de Trânsito Mirim com a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Mobilidade, para que fossem trabalhados os bons valores do trânsito com as crianças, a fim de que se tornem multiplicadores de boas práticas.

Por meio deste projeto, serão semeadas boas sementes de um trânsito mais seguro. O público alvo foram os alunos dos quartos anos das escolas escolhidas pela Secretaria de Educação. Consiste em ações realizadas dentro das salas de aula onde alunos e professores são orientados pelos agentes de trânsito sobre como proceder no trânsito para que ele seja mais seguro e bom para todos.

Foram oito encontros realizados nas salas de aula com diversos temas relacionados ao trânsito, com atividades práticas como desenhos, redações, poemas, tira-dúvidas, bate-papos e blitzes educativas nos bairros no entorno da escola.

Os principais temas desenvolvidos foram: Comportamento do pedestre, Uso do cinto de segurança, A história do automóvel, Sinalização de trânsito, Uso de motocicletas e bicicletas, Cuidados nas brincadeiras de rua. Foram utilizados os diversos eixos temáticos das Diretrizes Básicas Nacionais da Educação.

Ao final do projeto os alunos estão recebendo uma Carteirinha de Agente de Trânsito Mirim e um Certificado de honra ao mérito pela participação no projeto. O objetivo principal é criar multiplicadores de boas ações no trânsito, bons pedestres e ciclistas e futuros bons motoristas e semeadores de uma cultura de paz no trânsito. O projeto deu início em março deste ano e está encerrando com a formatura, dando continuidade na rede municipal no próximo ano.

Cronograma de formatura – Segue abaixo o cronograma de formaturas do Projeto Agente de Trânsito Mirim:

10/09 – EMEF Célia Guedes, às 15h

11/09 – EMEF Beatriz Junqueira, às 8h e 13h

12/09 – EMEF Aluízio do Amaral, às 10h30 e 15h30

13/09 – EMEF Aristeu Turci, às 10h30

14/09 – EMEF Adélia Monteiro, às 10h30

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)