Alunos municipais da Educação Especial e EJA também serão atendidos neste período

Os alunos municipais da Educação Especial e os de EJA – Educação de Jovens e Adultos, também terão atendimento específico neste período de teletrabalho dos professores. Com relação à garantia de continuidade da aprendizagem do público-alvo da Educação Especial da rede municipal, os educadores terão como ponto de partida a redefinição das expectativas de aprendizado, considerando as demandas específicas de cada uma das crianças, com foco em suas potencialidades.

Serão realizadas revisões e a reorientação do planejamento de atividades, com estratégias pedagógicas diversificadas, articuladas às competências, habilidades e adaptações curriculares, atentando à importância da flexibilização do currículo, a fim de dar continuidade ao desenvolvimento dos estudantes.

“Dessa forma, embora o responsável pelo planejamento seja o professor da sala regular, ressalta-se que deve haver uma tarefa colaborativa, com a participação de outros agentes da rede escolar, das famílias e estudantes”, explicou a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

EJA – Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), devem seguir as mesmas diretrizes indicadas para todos os segmentos da Rede Municipal de Jacareí, enfatizando que as atividades complementares devem estar de acordo com a particularidade, ofertando oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

Acompanhamento dos estudantes – “É essencial que as equipes das escolas, em conjunto com as famílias, pro ativamente busquem engajar os estudantes, para que realizem as atividades escolares não presenciais e avancem em seu aprendizado. Cada escola deverá tomar ações específicas e adequadas à sua realidade para chegar até os estudantes em suas casas e engajá-los nas atividades”, destacou a secretária.

Maria Thereza explica quais serão as premissas que serão consideradas no planejamento das escolas e da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação:

Foco na aprendizagem. A prioridade nas ações é garantir a aprendizagem de todos os alunos. Para isso, mesmo com a realização das atividades de forma não presencial, o papel dos professores é primordial. O papel dos professores é crítico para apoiar a aprendizagem dos estudantes, tanto pelo conhecimento pedagógico dos conteúdos trabalhados, quanto pela didática para favorecer o aprendizado.

Equidade. Considerando a diversidade de estudantes da rede, as estratégias devem ser pensadas para garantir a aprendizagem de todos os alunos, adotando estratégias diferenciadas para os diferentes públicos.

Colaboração. Para alcançar os objetivos durante o período de atividades não presenciais, a colaboração constante entre os diretores de escola, professores, coordenadores, formadores e a supervisão, será essencial.

Inovação. Em um momento de incerteza como o atual, em que há muitas dúvidas sobre as estratégias mais efetivas para a melhoria da aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e escolas devem buscar inovar, testando diferentes abordagens e aprendendo ao longo do processo para garantir a aprendizagem de todos.

Ética e transparência. Neste momento, a comunicação franca e transparente entre Secretaria Municipal de Educação, escolas e comunidade escolar será primordial para fortalecer relações de confiança, que contribuirão para o desenvolvimento de ações mais exitosas para a melhoria da educação no município.

Levantamento dos recursos disponíveis – No mês de abril, foi solicitado o levantamento dos recursos disponíveis de cada escola, através de um formulário online. Portanto, as unidades escolares já identificaram os recursos disponíveis na comunidade escolar a qual está inserida.