Alunos dos 5º anos da EMEF Barão de Jacareí participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Foto1C_AstronomiaVárias EMEFs de Jacareí estão inscritas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2016. O evento é organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em todo o País, em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Participam voluntariamente alunos das redes pública e privada, com a proposta de despertar e incentivar neles o interesse pelas áreas. Os alunos dos quintos anos da EMEF Barão de Jacareí (São João), por exemplo, desenvolveram seus projetos nesta quinta-feira (5), com vídeos-produções e aulas práticas de construções de maquetes. Todas as crianças da unidade prestigiaram o evento, realizado no EducaMais São João, em um Planetário Digital Itinerante da OBA.

Estão participando em Jacareí 30 escolas, entre municipais, estaduais e privadas. Da rede municipal, além da EMEF Barão de Jacareí, estão inscritas as escolas Presbítero Mábito Shoji (Veraneio Ijal), Verano Câmara (Cidade Salvador), Profª Célia Guedes (Jardim Primavera), Prof. Aluízio do Amaral Campos (Bandeira Branca I), Profª. Beatriz Junqueira da Silveira Santos (Parque Meia Lua) e Profª Maria Thereza Ganassali de Oliveira (Jardim Colônia).

A Olimpíada consiste na realização de uma prova sobre astronomia e astronáutica e será aplicada aos alunos inscritos dentro da própria escola participante. A OBA tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo. Deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. A escola recebe também um certificado com o nome dela.

Planetário – O planetário digital, de alta definição, é acoplado a um computador, e projeta todas as imagens de astronomia, como zoom nos planetas, nas constelações, nas estrelas, nos aglomerados, nas nebulosas, projetar filmes, acompanhar satélites artificiais e também os naturais. O objetivo é atingir os alunos com um projeto lúdico e divertido.

(Marta Fernandes/PMJ)