Alunos do Instituto Federal de São Paulo visitam obra inovadora de nova creche

Escutar áudio do texto

Estudantes conferiram de perto as instalações da futura unidade no centro de Jacareí

Na tarde desta segunda-feira (26), alunos do curso de Design de Interiores do Instituto Federal de São Paulo, campus Jacareí, visitaram as instalações da nova creche que está sendo construída na região central da cidade.

Os estudantes puderam conferir de perto a construção realizada no sistema ‘Ligth Steel Frame’, em substituição à construção convencional de alvenaria e estrutura de concreto armado, comum em construções no país.

O sistema ‘Ligth Steel Frame’ escolhido pela Prefeitura de Jacareí para a creche do Centro, Jardim Maria Amélia e Imperial, tem revolucionado o sistema de construção civil, se tornando exemplo de inovação e sustentabilidade, associando alta tecnologia de produção de materiais e projetos inteligentes na montagem de estruturas de aço galvanizado e painéis estruturais de diversos materiais.

De acordo com a Secretaria de Educação, o ‘LigthSteel Frame’ é customizável, o que permite um maior controle na qualidade dos materiais, dos processos de execução e do acabamento final das construções.

Para Danielle Brandão, professora do curso, “visitar as dependências da futura creche e apresentar aos alunos esse inovador sistema, é um ganho imensurável, já que os mesmos podem vivenciar na prática todas as etapas de um processo de construção”.

Já para o aluno Lucas Rafael Leite, de 17 anos, é extremamente necessária essa vivência: “Pude ver que em Jacareí temos uma obra inovadora e a frente de muitas outras. Para nós alunos, nos depararmos com essa realidade tão positiva, além de agregar valor ao nosso curso, nos mostra que o município está antenado com a inovação”, analisa.

Abaixo você confere alguns dos benefícios do sistema ‘Ligth Steel Frame’:

Obra rápida e limpa;

Construção a seco;

Alta durabilidade;

Manutenção: redução dos custos em 1/3 quando comparado ao sistema de construção convencional;

Facilidade de montagem e manuseio;

Redução de prazos (se comparada com alvenaria);

Menor número de etapas de construção;

Redução de desperdício.

Unidade Centro – A creche terá capacidade para 180 alunos e segue o padrão do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), com cinco salas de aula, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

Valor da obra: R$ 2.815.394,63.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)