Alunos de escolas municipais receberão informativo sobre “Proteção Animal” durante a Semana do Meio Ambiente

Durante sete dias a cidade de Jacareí contará com diferentes atrações voltadas para toda a família. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Fibria, promove de 5 a 11 de junho a Semana Integrada do Meio Ambiente de Jacareí, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma das atividades será a distribuição do informativo “Proteção Animal”, dentro da programação de segunda (05), das 8h30 às 11h30, e às 14 horas, na EMEF Joaquim Passos (rua Mogi das Cruzes, nº441, Cidade Salvador) e EMEI Afonsinho Vilhena (rua Santo Ivo, nº338, Cidade Salvador) e de quinta-feira (08) às 9h e 14h30 na EMEF Adélia Monteiro (Estrada Municipal Eugênio Bicudo, nº 35 – Campo Grande).

De acordo com a gerente de Trabalho Comunitário de Proteção Animal, Joelma Prilips, o objetivo é conscientizar os alunos sobre a Posse Responsável. “O abandono de animais acontece em todas as classes sociais, e as alegações são sempre as mesmas: o gato arranhou o sofá ou solta muito pelo, o cão late demais, o animal está velho ou doente, a pessoa vai ter um bebê, casar ou separar, vai mudar e não poderá levá-lo”, disse a gerente.

O informativo fala: “Assim como a gente, os animais também precisam de carinho, atenção, abrigo, cuidados com a saúde e alimentação. Ter um animal de estimação é muito bom, mas é também uma grande responsabilidade. Por isso, pense bem antes de levar um bichinho para casa. E se você já tem um animal de estimação, seja um dono responsável e consciente”.

A gerente falará para as crianças sobre a responsabilidade ao adotar um animal.  “Como vem explicando no informativo, além de crime, o abandono de animais pode causar problemas de segurança e saúde para a comunidade, pois aumenta o número de animais soltos nas ruas, os atropelamentos e acidentes de trânsito, as agressões às pessoas por esses animais, as doenças transmitidas pelos animais ao homem e a Raiva, uma doença incurável. ”

(Marta Fernandes/PMJ)