Alunos da rede municipal recebem carteirinha de agente de trânsito mirim

Agentes de trânsito recebem homenagem pelos serviços prestados à população.

Despertar a cidadania e formar agentes de trânsito mirins multiplicadores na prevenção de acidentes. Estes foram os propósitos da ação promovida pela Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, nessa quarta-feira (27), com alunos da EMEF Professora Ricardina dos Santos de Moraes, no bairro Jardim Nova Esperança.

Cerca de 50 crianças, entre 9 e 10 anos da rede municipal, receberam carteirinhas de agentes mirins após participarem de atividades direcionadas para um trânsito mais seguro. As carteirinhas com identificação pessoal foram entregues por agentes de trânsito durante a formação de cidadãos conscientes da importância de um trânsito mais humano.

Durante o projeto, as crianças participaram de atividades educativas e desenvolveram jogos, pinturas e maquetes sobre o tema. As aulas de “Cidadania” são lideradas pela professora do 4° ano, Gabriela Guimarães Saveia.

“Eles têm muita curiosidade sobre o tema e levam para casa os aprendizados, multiplicando com os familiares a importância do respeito às regras de trânsito. A ideia é educá-los desde pequenos para que contribuam com um trânsito mais humano”, explica a professora.

A aluna Maria Luiza Nascimento de Oliveira, de 10 anos, ficou surpresa com tantas responsabilidades que fazem parte do dia a dia dos agentes. “Quando eu crescer quero ter muitos carros e ser agente de trânsito, assim poderei salvar muitas vidas”, comenta a estudante.

“Nossa! Se não existissem os agentes, o trânsito seria tipo um furacão”, exclamou a aluna Jéssica Eduarda Viana da Silva, de 10 anos. “Adorei saber que eles também salvam animais. Quero ser veterinária e fiquei muito feliz sabendo que os animais também são protegidos por eles”, disse.

Desde o início do ano, já foram realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, mais 180 ações de educação no trânsito.

Homenagem especial aos agentes de trânsito – Nesta sexta-feira (29), às 10h30, será realizada uma homenagem aos agentes de trânsito do município. O evento, que marca o ‘Dia do Agente de Trânsito’, acontece no auditório da Secretaria de Educação e comemora essa fundamental tarefa prestada pelos profissionais de trânsito no município.
(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)