Aleitamento materno é tema de encontro com servidores municipais

Escutar áudio do texto

Em comemoração ao ‘Agosto Dourado’, que é o mês mundial do aleitamento materno, nesta terça-feira (8), no auditório da Secretaria de Educação, o Núcleo Crescer, em parceria com o Hospital São Francisco de Assis, realizou o evento “Aleitamento Materno: bebê saudável mama no peito”.

O intuito foi informar e conscientizar sobre a importância da amamentação materna e dos benefícios que ela traz para a formação do bebê até à vida adulta, reduzindo, inclusive, o risco de inúmeras doenças.

O evento teve como público-alvo servidores das secretarias de Saúde e da Educação que passarão a ser multiplicadores do tema com as pessoas nas comunidades em que atuam. No caso da saúde, o foco foi para profissionais das Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSF), como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Já na educação, o foco principal são os servidores das creches municipais.

Para Tatiana Lahos, do Núcleo Crescer, “é muito importante trabalhar essa temática com esses profissionais, eles serão nossos multiplicadores e nos ajudarão a pensar na melhor maneira de transmitir a importância do aleitamento materno na comunidade que atuam

Além do aleitamento materno, que foi abordado de forma mais ampla, especialistas também falaram sobre como enfrentar as dificuldades na amamentação e como funciona a rede de apoio à lactante na cidade.

O Núcleo Crescer é um setor da Secretaria de Saúde responsável por desenvolver a educação permanente de seus servidores de diversas maneiras, “sempre com foco nas habilidades do servidor, no território que eles atuam e nas ações que podem ser feitas para potencializar e humanizar a relação em diferentes comunidades e culturas”, explica Tatiana Lahos.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)