‘Agita Idoso’ traz programação especial para a melhor idade

Escutar áudio do texto

Nesta sexta-feira (29), motivado pelo Dia Nacional do Idoso, comemorado dia 1 de outubro, a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, realiza o Agita Idoso.

O evento é uma ideia promovida pelo Agita São Paulo e as atividades na cidade são coordenadas e realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), reunindo uma programação especial de promoção à saúde e prevenção de doenças para a melhor idade.

Atualmente, em Jacareí, 14,07% da população está acima dos 60 anos (segundo a Fundação Seade). Nos últimos 37 anos, por sua vez, o índice de envelhecimento anual da cidade cresceu mais de 50%, e passou de 14,2%  em 1980 para 66,8% em 2017. Para a diretora de Serviços de Saúde, Marilis Cury, “o aumento da população idosa alerta para a necessidade de se pensar em novas políticas públicas que envolvam práticas saudáveis e preventivas, fugindo da lógica exclusiva de medicação, hospital, consulta e afins”.

Idealização – o Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Apoio – Composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, o NASF apoia os trabalhos das equipes de saúde da família das unidades de saúde, com projetos e ações específicas pensadas para atender às necessidades de saúde da população do local.

“É uma oportunidade da população, principalmente a comunidade local, participar e conhecer os projetos que são desenvolvidos pelo NASF voltados aos idosos, além de sensibilizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da melhor idade”, afirma Ana Maria Bortoletto, supervisora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Programação completa do Agita Idoso:

UMSF Jardim das Indústrias (Praça do lago do Jau, Parque Califórnia).

8h30 – Dança Circular

9h- Alongamento e relaxamento

9h30 – Exercícios para a memória

Terá aferição de pressão e glicemia, além do café comunitário ao final.

CAPS II (só para pacientes do CAPS)

8h30 – Alongamento e exercícios de consciência corporal;

9h – Massagem com bolinhas;

UMSF Jardim Emília (Rua Leonardo Gonçalves Caramuru, 234, Jd. Emília)

8h – Grupo menos dor – Alongamento e fortalecimento físico

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)