Agentes de trânsito recebem homenagem em Jacareí

A manhã desta sexta-feira (29) foi de homenagens aos “agentes de transformação da nossa cidade, transformação da educação no trânsito, da qualidade de vida dos jacareienses e da cultura da segurança na cidade”. Essas foram as explanações do cientista jurídico e terapeuta comportamental, Marcelo Bosco, durante a palestra “Novos Caminhos da Mobilidade Urbana”, no auditório da Secretaria de Educação.

Ele explica que é fundamental para o sucesso das operações de trânsito, a educação e o apoio estabelecidos entre os agentes e os usuários do sistema. “É necessário uma relação de confiança e respeito”, parabenizando os agentes de trânsito de Jacareí pelo seu dia.

Estiveram presentes no evento o prefeito Izaias Santana, o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, o secretário adjunto, Rafael Júlio, o diretor de trânsito, Rodrigo Hoelzle, o vereador Abner de Madureira e funcionários da prefeitura.

Simone Cristina Prado, agente de trânsito há 19 anos, comenta que o mais importante para ela quando se trabalha com o público é a empatia. “Se colocar no lugar de outro como ser humano é muito importante. Apesar de muitas vezes nós sermos vistos somente como quem só multa, isso não é a realidade. Eu me vejo e eu sei como eu sou, somos profissionais que realmente ajudam os munícipes. Empurramos um carro quando ninguém quer ajudar, auxiliamos um cadeirante a descer em frente a Santa Casa”, disse, acrescentando ainda que “É gratificante receber uma homenagem no nosso dia, ver que o nosso trabalho é reconhecido e que também somos valorizados como seres humanos”, completa a agente”.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes afirmou que desde a criação da pasta, no início do ano, a missão é valorizar o ser humano colocando a vida em primeiro lugar. “A data é simbólica, mas esse dia é essencial, pois os nossos agentes de trânsito são os embaixadores da secretaria e são eles que estão na linha de frente e realizam o trabalho desafiador que vemos acontecer dia a dia”.

O prefeito Izaias Santana parabenizou os agentes pelos trabalhos desenvolvidos na cidade, e principalmente, as ações educativas aplicadas: “Temos o compromisso de um trânsito mais seguro, inclusivo e eficiente e para isso, precisamos valorizar cada atitude de nossos agentes de trânsito que contribuem são só para um transito mais seguro, mas por uma Jacareí melhor”.

Desde o início do ano já foram realizadas 212 ações educativas para um trânsito mais seguro e consciente, diminuindo em 70% o número de vítimas fatais no município em 2017.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)