Agenda Cultural de novembro traz programação especial para o mês da Consciência Negra

Escutar áudio do texto

O mês de novembro é nacionalmente marcado pelo Dia da Consciência Negra. A data celebrada no dia 20 faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmaresum dos maiores representantes da luta dos negros escravizados no Brasil.

A Fundação Cultural de Jacarehy, valorizando o reconhecimento dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira, preparou a agenda cultural deste mês com uma programação especial sobre as matrizes africanas.

O MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba) traz duas novas exposições que abordam o tema e podem ser visitas de 3ª a 6ª feiras, das 9h às 16h e aos sábados, das 10h às 16h. ‘Da África do Brasil’, de autoria de Nice Sant, apresenta pinturas impressionistas sobre a força e atitude que essas duas matrizes, africana e indígena, tem de melhor. Já a exposição de artes plásticas ‘Raízes da Fé’, do autor Sandro Miller, retrata as religiões de matrizes africanas em personificações dos orixás e também no cotidiano do povo negro.

O MAV também inaugura a mostra ‘Gratidão’, de autoria de Paulo Medina, em parceria com a Estação Casa Amarela, uma casa de cultura de Caçapava (SP).

No dia 26, a Sala Mário Lago, traz às 19h a palestra ‘Racismo Institucional’, que será ministrada por Denilson de Paula.

Aos domingos, o Coletivo Nandi de Mulheres Negras oferece encontros abertos das 15h às 17h. No dia 4, a roda de conversa será sobre políticas públicas para a população negra. No dia 11, o Sarau Nandi terá como tema as religiões de matriz africanas. Os encontros acontecem no prédio da Diretoria de Cultura.

Seguindo a programação diversificada, a Fundação Cultural de Jacarehy traz mais de 60 atrações, que vão dos tradicionais ‘Sábado Musical’, no Pátio dos Trilhos, até o Baile da Terceira Idade,  as sextas-feiras, no Educamais São João.

Já no primeiro final de semana do mês, o “MPB nos Trilhos”  apresenta o show de Peleco no sábado, dia 03 de novembro, a partir das 18h no Pátio dos Trilhos. No dia 19, show com Diogo Narareth, uma realização do Projeto Cultura da Existência (ProAc), também no Pátio dos Trilhos, às 19h.

Música e tradição se encontram no projeto ‘Ruas do Samba’ que trará uma grande roda de samba nos finais de semana de novembro, nos dias 15, 17 e 24. Os encontros serão nas ruas das agremiações.

O Coro Jovem de Jacarehy terá agenda intensa de apresentação neste mês de novembro. Dia 3, a apresentação será às 18h, no Parque da Cidade. No dia 18, às 19h30, na Sala Mário Lago. No dia 21, às 20h40, no SESI e, no dia 25, às 19h, na Igreja Matriz de São Silvestre.

Aos amantes do bom e velho rock’n’roll, dia 11, às 16h, na Sala Mário Lago tem o show ‘Muito Além de Nós’. No dia 24, às 19h, no mesmo local, o projeto ‘Rock’s na Sala’, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) apresenta a bandas Infraaudio e Alarde.

As sessões de Cinema Infantil na Sala Mário Lago apresentam no dia 03 (sábado) o filme ‘Aviões – Do Mundo acima de Carros’ às 16h e no dia 25 (domingo),  ‘A Princesa e o Sapo’, às 16h. Todas as sessões de cinema oferecidas são abertas ao publico gratuitamente.

O Cineclube continua com a programação às 5ª feiras do mês, às 19h. Já o Cine Ópera de novembro será no domingo do dia 25, às 19h30.

No dia 17, no Largo do Rosário, teremos o Encontro das Tradições, com os grupos da Folia de Reis, São Gonçalo e Capoeira, das 9h às 12h.

Os espetáculos teatrais levarão arte, bom humor e reflexão para a população. Dia 4, a peça ‘Fevereiro’ da Cia Uma das Três se apresenta na Sala Mário Lago, às 20h. No dia 24, ‘Andêmos’, do Gato Coletivo Artístico, se apresenta às 20h, na Sala Ariano Suassuna. No dia 27, o espetáculo Teatral da Associação Fênix estará na Sala Mário Lago, a partir das 20h.

 

Dia Mundial do Hip Hop 

Em novembro é comemorado também o Dia Mundial do Hip Hop. Para fortalecer a cena da arte urbana, no dia 13, às 17h, na Sala Mário Lago, terá o encontro de DJ e Coach – Hip Hop. No dia 19, haverá dois horários para as danças urbanas, às 16h e às 19h, também na Sala Mário Lago.

A agenda completa, com toda a programação e informações sobre locais e horários está disponível on-line neste link.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ)