Adolescentes em medida socioeducativa participam de curso de barbearia

Escutar áudio do texto

Expandir a visão de futuro e oferecer qualificação profissional a quem é usuário de equipamentos da Secretaria de Assistência Social. Essa é uma das posturas adotadas pela pasta, que desde janeiro tem promovido cursos de qualificação e recolocação no mercado de trabalho.

Pensando nisso, adolescentes de 14 a 18 anos que cumprem medidas socioeducativas estão passando por um curso de qualificação profissional em barbearia. Os cursos acontecem segunda e quarta-feira em duas turmas: uma das 9h às 12h e outra das 14h às 17h.

Essa não foi a primeira iniciativa da Secretaria de Assistência Social em oferecer qualificação profissional. Em junho deste ano, a pasta ofertou aos moradores de rua um curso de capacitação profissional visando prepará-los também para entrevistas de emprego e recolocação no mercado de trabalho.

Patricia Juliani, secretária de Assistência Social, afirma que “o compromisso é estabelecer uma relação de confiança com o usuário do nosso serviço e, através de um olhar acolhedor, proporcionar a reintegração dos mesmos na sociedade através da qualificação profissional”.

A ideia é reinserir os usuários na sociedade, aproveitando o desempenho positivo que a cidade vem obtendo na oferta de emprego. Em julho deste ano, por exemplo, Jacareí foi responsável pela geração de 1.197 empregos, acumulando um saldo positivo de 132 vagas, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis)