Adequação das calçadas é tema de estudos do Planejamento e Mobilidade Urbana

Escutar áudio do texto

Atualmente as calçadas da cidade não obedecem às normas técnicas de acessibilidade e equipamentos urbanos. Para corrigir pontos críticos de acesso e mobilidade dos usuários, as secretarias de Planejamento e Mobilidade Urbana criaram um grupo de estudos para elaboração da Lei de Calçadas do Município.

O grupo multissetorial contará com técnicos das secretarias de Planejamento, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, que realizarão estudos, levantamentos técnicos, diagnósticos de locais para padronização de calçadas, de modo a garantir melhor adequação dos espaços urbanos, mobilidade da população e acessibilidade universal aos idosos, portadores de deficiência e mobilidade reduzida, proporcionando segurança.

Serão ainda estudados os pontos de integração entre calçadas e faixa de pedestres, além do respeito à largura mínima do passeio sem a interferência de outros equipamentos (postes, semáforos, placas, árvores etc.).

A necessidade de adequar e organizar os espaços destinados à circulação de pedestres no município contribuirá na qualidade do ambiente urbano, assegurando a completa mobilidade das pessoas, evitando riscos de acidentes e minimizando interferências decorrentes da instalação de equipamentos de infraestrutura, sinalização e arborização, para que não venham a comprometer o livre trânsito de pedestres.

(Marta Fernandes/PMJ)