Abertura inaugural da exposição Retábulos acontece neste sábado (13)

A exposição “Retábulos – O Sagrado de Cada de Um”, será aberta neste sábado (13), às 10h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.

O trabalho nasceu de uma viagem do criador, Carlo Cury , ao Peru, onde a arte dos retábulos é viva e aborda fatos históricos e culturais presentes no folclore e religiosidade do povo.

Nessa viagem, lembrei-me das figureiras de São José dos Campos (que moldam figuras, utensílios e cenas cotidianas, em argila, como uma forma de proteger a cultura dos ancestrais). O Ubuntu se reuniu e a proposta foi que cada um revisitasse o seu sagrado. O resultado está aí, retábulos individuais com cores, formas, queimas e finalizações diferentes”, contou Carlo Cury.

A arte retabulística surgiu em momentos distintos na história das religiões: cristianismo, budismo, xintoísmo, hinduísmo, entre outras, como meio de conquistar e envolver os fiéis em momentos de prece.