79% dos usuários aprovam serviços da UPA infantil em junho

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A Sociedade Beneficente Caminhos de Damasco, responsável pela gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Infantil Dr. Thelmo de Almeida Cruz, publicou relatório dos trabalhos da unidade referente ao mês de junho. Dados mostraram um aumento de 18% de procura por atendimento, comparado a 2016, e registra que a satisfação dos usuários pelos serviços ofertados é de 79%. Esse número representa a média das avaliações tipo ‘bom’ e ‘ótimo’ de dez itens avaliados.

Merecem destaques as avaliações positivas pela limpeza da unidade (90%), atendimento de enfermagem (75,5%) e o atendimento da recepção (93,5%). Por fim, pelo atendimento médico, que recebeu 69% de aprovação, considerando que, neste caso, outros 11% não informaram ou não utilizaram o serviço e 20% acharam ruim ou péssimo.

Com o mesmo critério e avaliação positiva, foram considerados itens como o tempo de espera na recepção (76,23%), o atendimento da portaria (89,35%), atendimento da recepção (93,5%), instalação e acomodação da unidade (74,59), serviços de laboratório (88%), alimentação fornecida (76%) e recomendação da unidade (65,57%).

“Esses dados são fundamentais para que possamos avaliar o que tem dado certo ou não nos trabalhos da saúde, que é prioridade da administração. Os números positivos refletem que estamos no caminho certo”, celebra Rosana Gravena, secretária de Saúde.

Atendimentos – No mês de junho, a unidade realizou 7.299 atendimentos, 18% a mais que o mesmo período em 2016, com 6.210. O dia de maior fluxo na unidade é na segunda-feira, com média de 301 atendimentos. Esse fato fez com que a equipe da saúde solicitasse mais um médico plantonista para agilizar os atendimentos.

Principais casos – O tempo seco do mês de junho fez com quem as principais ocorrências médicas na unidade infantil fossem o resfriado comum e tosse com 14,2%, infecções das vias aéreas superiores (infecção viral ou bacteriana na região nasal, seios da face, ouvido, faringe e laringe) com 12% e exames clínicos gerais com 10% dos atendimentos.

“É um trabalho que está sendo feito com muita seriedade, por isso conseguimos resultados melhores. Estamos também investindo em ações de publicidade para melhor compreensão da população sobre quando procurar os serviços da UPA, uma vez que muitos casos podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde (UBS), deixando os atendimentos mais eficientes”, afirma o Diretor de Urgências, Carlos Vilela.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)