Parque da Cidade recebe exposição sobre tecnologia e soluções ambientais

Escutar áudio do texto

Exposição vai ocorrer entre 9h e 17h e entrada é gratuita – Foto: Alex Brito/PMJ

O Parque da Cidade de Jacareí vai receber um evento inovador focado em trabalhos sobre soluções, tecnologia e projetos de cunho ambiental. O evento acontece amanhã (19) e haverá programação intensa, das 9h às 17h, aberta a toda a comunidade, principalmente crianças e estudantes.


O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Jacareí. A programação contará com diversas oficinas, entre elas, trilha sensorial, microbiologia e aterro sanitário, além de estudos sobre o solo, peixes do rio Paraíba, compostagem, geoprocessamento e até uma exposição de drones e VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados).


PROGRAMAÇÃO

Oficina 1: Trilha Sensorial no Bosquinho

Orientador: Prof. M.Sc. Gerson de Freitas Júnior

Objetivo: Atividade interativa que estimula os sentidos – audição, olfato e tato – e a interação com a natureza e o meio ambiente.

Oficina 2: Geociências Orientador: Prof. MSc. Gerson de Freitas Junior

Objetivo: Contato com rochas, minerais e réplicas de fósseis, instrumentos de estudos (mapa geológico, martelo geológico, lupa e outros), exsicatas e imagens de estudos de campo que ensinam como ocorre o trabalho em Geociências. Terão acesso também a Exposição de Educação Ambiental: resíduos encontrados na Represa de Jaguari.

Oficina 3: Microbiologia/Biologia/Química Ambiental – Sala de vidro

Orientadores: Profa. Dra. Selma Candelária Genari; Profa. Dra. Vivian Cristina Hyodo e Profa. M.Sc. Marta da Silva

Objetivo: Observação no microscópio de diferentes microrganismos causadores de doenças veiculadas pela água, além de espécies vegetais e sua importância para a saúde e o meio ambiente. Dinâmicas e testes químicos para avaliação da qualidade da água.

Oficina 4: Aterro Sanitário

Orientador: Prof. M.Sc. Luiz Gustavo Galhardo Mendes

Objetivo: Os participantes terão a oportunidade de visualizar e entender através de maquetes os princípios corretos do gerenciamento dos resíduos e a importância destes sistemas para o meio ambiente e controle da poluição.

Oficina 5: Estudo do Solo e Infiltração Subterrânea – atividade de campo

Orientador: Prof. Dr. Renato Mamede e Prof. M.Sc. Luiz Sérgio Gonçalves Aguiar; Prof. M.Sc. Gerson de Freitas Júnior

Objetivo: Entendimento sobre os diferentes tipos de solos e aplicação de técnicas práticas para análise da infiltração de água.

Oficina 6: Ecologia de Peixes e Animais Silvestres da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Orientador: Prof. M.Sc. Eduardo Oliveira Estiliano

Objetivo: Contato com diferentes espécies de peixes do rio Paraíba do Sul, técnicas de estudo e caracterização e sua utilização como bioindicadores da qualidade da água.

Oficina 7: Permacultura, Compostagem e Técnicas de Dispersão de Sementes

Orientador: Prof. Esp. Mario Sérgio S. Scalambrino

Objetivo: Contato com técnicas de permacultura, compostagem, minhocário e dispersão de sementes. Atividades práticas e interativas abordando a importância destas para a propagação de espécies vegetais. Distribuição de mudas de fitoterápicos.

Oficina 8: Fanzines

Orientador: Prof. M.Sc. Erico Luciano Pagotto

Objetivo: Apresentação e produção de fanzines, divulgações criativas, artísticas e divertidas envolvendo temáticas em meio ambiente.

Oficina 9: Geoprocessamento e Suas Aplicações – Sala de Vidro

Orientador: Profa. M.Sc. Jane Delane Verona e M.Sc. Fabiano Da Cruz Nogueira

Objetivos: Entendimento e estudo do geoprocessamento e suas aplicações às diferentes áreas da atualidade, incluindo o meio ambiente, utilizando maquetes, aplicativos web e via celular para vigilância da dengue, entre outras.

Oficina 10: Técnicas de Localização Geográfica

Orientador: Prof. Esp. Adilson Rodolfo Neves

Objetivos: Utilização de instrumentos de localização geográfica como GPS, bússola, mapas cartográficos e outros por meio de dinâmicas interativas como trekking, entre outros.

Oficina 11: Equipamentos Ópticos com materiais reciclados

Orientador: Prof. Profa. M.Sc. Danielle Cristina de Morais Amorim

Objetivos: Exposição e atividades interativas utilizando equipamentos ópticos como câmeras fotográficas, binóculos, estereoscópio, projetores e outros construídos com materiais reciclados e utilizando os conceitos de física e óptica.

Oficina 12: Exposição de Drones e Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados)

Orientador: Profa. M.Sc. Jane Delane Verona e M.Sc. Fabiano Da Cruz Nogueira

Objetivos: Exposição e pesquisa envolvendo alunos da Fatec de Jacareí em parceria com o DCTA-IEAv.

(Secretaria de Comunicação Social)