‘2ª Virada da Mobilidade’ prioriza a escuta da população com audiências públicas

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana promove nesta quarta-feira (19), às 19h, a audiência pública com o tema “Transporte de passageiro por aplicativo” no município. O encontro faz parte da ‘2ª Virada da Mobilidade’ e será realizado no Sest/Senat (avenida Presidente Humberto Castelo Branco, 3.201, Rio Abaixo). A participação é livre e aberta ao público.

A prefeitura regulamentou a lei de prestação de serviço de transportes individuais privados remunerados de passageiros, intermediado por plataformas digitais, por meio do decreto n° 292, em outubro de 2017. Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Mobilidade Urbana convidou sindicatos, munícipes e entidades representantes de motoristas e empresas por aplicativos para adequar o projeto à Lei Federal 13.640 e reunir novas sugestões.

Diversas ações e audiências relacionadas à mobilidade em Jacareí e segurança no trânsito, estão sendo promovidas na cidade durante a ‘2ª Virada da Mobilidade’, que teve início no último dia 15 e segue até 25 de setembro.

Outra audiência pública realizada na última terça-feira (18), na Sala Mário Lago, tratou o transporte coletivo urbano. Com o tema “Redesenhando as linhas de transporte coletivo urbano”, o diretor de Transporte, Marcos Tadeu de Oliveira e o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rafael Júlio, apresentaram as propostas para revisão das linhas de ônibus em Jacareí, embasados em estudos técnicos.

O foco principal dos estudos foi identificar o deslocamento dos usuários e a quantidade de passageiros transportados nas linhas de ônibus. O objetivo da revisão nas linhas é oferecer o serviço de transporte coletivo com a máxima possibilidade de deslocamento das pessoas, pelo espaço urbano e entre bairros, implantando melhorias nos itinerários das linhas de ônibus em Jacareí.

Entre as principais diretrizes estão: dividir em fases, iniciando com a de menor impacto na rotina da população; reestudar os trajetos visando o embarque do usuário na origem e o seu retorno; mudar o modelo de transporte de radial (bairro/centro) para diametral (bairro/bairro e passando pelo centro) e modernizar o sistema de transporte coletivo.

O principal benefício para a população será o aumento da oferta de partidas nos horários de pico, nos momentos com maior quantidade de usuários, reduzindo os intervalos entre ônibus.

Confira aqui a programação completa da ‘2ª Virada da Mobilidade’, de Jacareí.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)