2ª Semana Paulo Freire 2019 reúne alunos de EJA e educadores

A EJA – Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da 2ª Semana Paulo Freire 2019, nesta terça-feira (07). O tema deste ano é “A escola pode transformar o cidadão, e ele, a sociedade. Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente. Paulo Freire”.

O evento contou com a Videoconferência: Pedagogia do Oprimido/Pedagogia da Autonomia – com Ivo Dickman, que é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação –Unochapecó, Pós –doutor em Educação (Uninove,2017-2018), Doutor em Educação pela Universidade Federal do paraná (UFPR,2011-2015), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR,2008-2010), Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE,2005-2007). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais ambientalização curricular, educação freiriana escolar e Pedagogia do Oprimido) e Educação Popular (metodologia e epistemologia de Paulo Freire).

Nesta terça-feira (07) teve ainda um relato da experiência vivida com Margareth Carvalho, discente e educadora da EJA e Varal de Poesias. Já nas EJAs, serão realizados vários eventos no período da noite: Círculo de Cultura nas escolas; Palestra: “A poética de nossas histórias”; Oficina de Arte; Palestra Dr. Celso Abraão –“Prevenção do câncer de mama”; Roda de conversa sobre a vida e obras de Paulo Freire com a Apresentação da Música Cidadão /Zé Ramalho; Palestra: Mobilidade “No trânsito, o sentido é vida! ” Integração EJA, fundamental e integral músicas e capoeira; Ginástica Terapêutica; Músicas regionais (teclado e violão) com contação de história; Palestra Dengue com a Vigilância a Saúde; Oficina: Celular no dia-a-dia; Teatro “história de vida dos alunos”, roda de conversa sobre fatos importantes na década de nascimento dos alunos; Palestra : Treinamento de Empregabilidade – Banco do Povo; Palestra Dengue com a Vigilância à Saúde; Palestra “Doenças Sexualmente Transmissíveis’’; Roda de Cultura: A poética de nossas histórias “; Palestra sobre alimentos que curam.

A semana, de 7 a 9 de maio, tem por objetivo homenagear e divulgar as contribuições do educador Paulo Freire junto aos educadores, gestores e alunos, principalmente da EJA do município, buscando elucidar práticas e ações transformadoras no contexto escolar.

Confira o cronograma das atividades da Semana Paulo Freire, que incluem palestras, oficinas diversas, apresentações musicais e varal de leitura:

08 de maio – Palestra Treinamento de Empregabilidade /Elaboração de Currículo; Teste de visão; Oficina de Artesanato; Roda de Cultura: “A poética de nossas histórias”; Doutores coloridos – contação de história/Palestra motivacional; Visita a Biblioteca Municipal – Escola de Verão 2019; Roda de Cultura :”A poética de nossas histórias”; Apresentação artística; Roda de conversa :“Sonhos e vidas”; Palestra: “No Trânsito, o sentido é a vida”; Visita a Biblioteca Municipal -Escola de Verão; Exposição das produções dos alunos – “ releitura das obras de Mestre Vitalino”;

09 de maio – Celular no dia- a- dia; Seresta Darcy Reis com Tuia Lencione; Palestra sobre autoestima.

08 e 09 de maio – EJA em Ação /Busca Ativa/Meta 11