2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta sexta-feira (17)

Escutar áudio do texto

A segunda etapa da campanha irá priorizar idosos, portadores de doenças crônicas e caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em Jacareí no dia 23 de março. A imunização tem como objetivo proteger os grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

Na primeira etapa da campanha foram vacinados os idosos e profissionais de saúde para o fortalecimento da imunidade diante das medidas de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). A segunda etapa, que começa nesta sexta-feira (17), terá como foco três perfis de pessoas: idosos (continuam sendo vacinados), portadores de doenças crônicas e caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

A terceira Idade (acima de 60 anos), segue sendo vacinada em casa pela estratégia do programa ‘Saúde da Família’, com equipes compostas por um auxiliar de enfermagem e um Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Os portadores de doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes tipo 1 e 2, imunossupressão, obesidade grau 3 e transplantados (órgãos e medula), serão vacinados nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades Municipais de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Orientações de segurança, como o posicionamento das pessoas em uma distância segura de 1 metro umas das outras, continuam sendo adotadas.

Já os caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários serão vacinados no SEST/SENAT, localizado na Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, nº 3.201, e no espaço da Churrascaria Gramado, na Rodovia Presidente Dutra, km 159.

Primeira etapa – A meta estabelecida pela Secretaria de Saúde era alcançar 23.605 idosos, na primeira etapa da Campanha de Vacinação. Os números foram superados e mais de 25 mil pessoas com mais de 60 anos foram imunizadas em casa.

População em Situação de Rua – As pessoas em situação de rua receberão vacina pela equipe do ‘Consultório na Rua’, composta por profissionais multidisciplinares, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais, que vão a campo, de forma itinerante, levar o cuidado integral à saúde das pessoas em situação de rua, com alta vulnerabilidade social.