Prefeitura de Jacareí apresenta Plano de Desenvolvimento Econômico

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí realizou o lançamento do ‘Plano de Desenvolvimento Econômico de Jacareí’. A ação aconteceu durante o evento de posse dos novos representantes do COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento para a gestão 2019-2020, que ocorreu última terça-feira (30), no Paço Municipal.

Previsto no Plano Diretor de 2003, o ‘Plano de Desenvolvimento Econômico de Jacareí’ será o primeiro plano elaborado com vista ao desenvolvimento econômico integrado e sustentável do município a curto, médio e longo prazo.

Na ocasião, o cronograma do Plano de Desenvolvimento foi apresentado pelo diretor de Apoio às Atividades Empresariais do Município, Walker Ferraz, que estará à frente dos trabalhos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, explica que, “através da participação da sociedade e organizações representativas, pretendemos identificar as prioridades e nortear as ações que tornem a cidade competitiva e apta a receber investimentos, garantindo crescimento e mais qualidade de vida à população nos próximos dez anos”.

Estão sendo organizadas uma série de audiências e encontros com a comunidade e setores produtivos a fim de discutir e encontrar as principais prioridades para o efetivo crescimento econômico do município.

COMUDE – O Conselho é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, e composto por representantes de secretarias municipais e entidades representativas do município. Seus principais objetivos são:

  • Deliberar acerca dos requerimentos formulados com base na Lei de Incentivos no município, emitindo parecer, favorável ou não às empresas interessadas.
  • Elaborar estudos sobre estratégias de desenvolvimento industrial e econômico do Município, privilegiando os melhores locais para a instalação de indústrias, considerando sempre os aspectos ecológicos para um desenvolvimento sustentado e o perfil de emprego e da produção no Município;
  • Incorporar sistemas de informações relativos à economia local, garantindo acessibilidade a munícipes ou interessados em investimentos produtivos no Município;
  • Acompanhar a execução da política de desenvolvimento econômico do Município, apontando a correção dos desvios injustificados e sugerindo a cada biênio eventuais alterações das normas de incentivos tributários que se fizerem necessárias para atualização.