Projeto Agente de Trânsito Mirim leva boas práticas no trânsito para a rede municipal de ensino

Escutar áudio do texto

A ação educativa para alunos dos quartos anos que vai até julho 

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, já disse Nelson Mandela. No trânsito não é diferente. A ação educacional sobre esse assunto é algo que, se ensinado na infância, pode criar a conscientização sobre segurança e respeito na formação das crianças.

Com essa missão, a Unidade de Educação para o Trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí e em parceria com a Secretaria de Educação está realizando o projeto Agente de Trânsito Mirim.

A ação voltada para alunos dos quartos anos de toda a rede municipal de ensino está na terceira leva dos encontros. Ao todo, até julho deste ano, serão seis encontros divididos com atividades diversas. A realização consiste em ações dentro e fora das salas de aula, onde alunos e professores são orientados pelos agentes de trânsito acerca de como devem proceder no trânsito para que ele seja mais seguro e bom para todos.

Ayran Samuel Alves do Prado, 9 anos, compartilha a alegria em aprender sobre o trânsito. “Já estou entendendo algumas coisas para dizer para os meus pais. Quando eu crescer, vai me ajudar também para ser um motorista responsável”, diz o aluno da EMEF Ricardina dos Santos Moraes, do Jardim Nova Esperança.

Nas palestras são abordados assuntos como comportamento do pedestre, uso da faixa de segurança, condutas a serem seguidas pelos motoristas, motociclistas, ciclistas, esclarecimentos quanto ao uso dos dispositivos de segurança para crianças e uso do transporte escolar. Já as atividades práticas serão uma simulação de blitz educativa e um passeio na minipista do Parque dos Eucaliptos.

Jean José Almeida Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito, reforça que o objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes de seu papel no trânsito e na sociedade. “Buscaremos nessas semanas, por meio das nossas vivências teóricas e práticas, despertar uma nova geração de multiplicadores de boas ações no trânsito, como bons pedestres, ciclistas e futuros motoristas, ou seja, agentes de transformação na sociedade”, afirma.

A cerimônia de conclusão do projeto, em julho, será realizada junto à Secretaria Municipal de Educação, onde os participantes ganharão um certificado e a carteirinha de Agente de Trânsito Mirim.