1º Festival de Cervejas de Jacareí acontece neste final de semana

Evento faz parte do projeto ‘Jacareí Terra da Cerveja’ que coloca a cidade na rota nacional dos apreciadores da bebida

De acordo com dados divulgados pela Revista Forbes, em dez anos houve um aumento de 750% de cervejarias no país e esses dados são refletidos diretamente em nosso município. No próximo final de semana, entre os dias 21, sábado das 12h às 22h e 22, domingo das 12h às 20h acontece no Pátio dos Trilhos, região central da cidade, o ‘1º Festival de Cervejas de Jacareí’.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Jacareí e Fundação Cultural de Jacarehy, com a organização da empresa XTRY Marketing Esportivo, reunirá 10 cervejarias (abaixo você confere as cervejarias participantes), que apresentarão ao público presente, dezenas de opções de rótulos cultuados pelos amantes da bebida.

Entre as opções estão as conhecidas ‘Red Ale’, ‘English IPA’, ‘Cream Ale’, além de diversos outros destaques. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento faz parte do projeto ‘Jacareí Terra da Cerveja’, que visa desenvolver o turismo na cidade, fortalecendo a vocação do município para o setor cervejeiro, uma vez que a cidade é uma das maiores produtoras de cerveja do Brasil.

A iniciativa é voltada para o fortalecimento turístico de Jacareí, oferecendo a possibilidade de uma possível Identidade, criando um ambiente propício se tratando de oportunidades de negócios para todos os setores da economia local e ainda, colocando a cidade no roteiro regional, estadual e nacional dos grandes eventos temáticos com lugares para se visitar durante o ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, o festival é um marco para a cidade e tem por objetivo destacar o município como a ‘Terra da Cerveja: “O evento será repleto de atrações para os apreciadores da cerveja. Desde o processo de produção, a dicas de harmonização, tudo será abordado nos dois dias de evento. Além disso, teremos diversas atrações e com certeza o público presente ficará satisfeito”, destaca ele.

“O festival organizado pela prefeitura abre novas portas, não só para a Gilmour Beer, mas para outros empresários da região, fortalecendo e fomentando a cidade em todos os aspectos, sejam financeiros, turístico ou empresarial, destaca Wilson Moura da Gilmour Beer.

Para Jessé de Moraes, da Jacarehy Cervejaria Artesanal, “o evento no município chega para mostrar que o titulo ‘Jacareí Terra da Cerveja’ não veio por acaso, pois a cidade é celeiro de diversas empresas empenhadas em levar o nome de Jacareí à cena cervejeira nacional”, comenta.

Durante a programação, além dos rótulos presentes, o público encontrará uma variada programação cultural com muita música, apresentação de artistas de Jacareí, e diversas opções gastronômicas.

Na Sala Mario Lago acontecerá simultaneamente, atividades relacionadas ao processo de produção da cerveja artesanal e harmonização da bebida, além da apresentação do processo de ‘Brassagem’ que consiste em ativar as enzimas do malte e converter os amidos em açúcares fermentáveis.

A entrada do evento é gratuita e abaixo você confere a lista das cervejarias participantes do ‘1º Festival de Cervejas de Jacareí’:

Jacarehy;

Colorado (AMBEV);

Gilmour;

Madalena;

Housen;

Nordics;

Straat;

Fifty’s;

Groff;

Marítima.

Primeiro Seminário Cervejeiro – Na próxima sexta-feira (20), abrindo o final de semana de festividades, acontece entre 14h e 19h no IBIS Hotel, o 1º Seminário Cervejeiro de Jacareí, com o objetivo de trazer ao município a discussão sobre o assunto.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Jacarehy, com apoio do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. A participação é gratuita e para maiores informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone (12) 3954-2564.

(Marcio Moura/PMJ – Ilustração/PMJ)