Univesp inicia atividades em Jacareí com aula inaugural

Escutar áudio do texto

Diversos olhos ansiosos e carregados com brilho de expectativa de iniciar os estudos na mais nova universidade pública de Jacareí. Assim se resumiu o primeiro contato dos calouros do curso de Pedagogia com a aula inaugural da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), na noite da última segunda-feira (26).

A vinda da universidade para a cidade foi possível graças a uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo, que liberou a abertura do polo de Jacareí, e a Prefeitura Municipal, que equipou um laboratório com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos estudos.

O laboratório conta com 50 computadores completos, mesas, cadeiras, aparelhos de som e de projeção de última geração em HD e outros equipamentos. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, por intermédio da Faculdade de Tecnologia de Jacareí – FATEC de Jacareí, cedeu o espaço para abrigar o polo.

Dados do Estado mostram que 85% dos estudantes da instituição são oriundos de Escola Pública. “Estamos iniciando as atividades de uma universidade que conta com o selo de qualidade e referência das melhores universidades públicas de São Paulo, mas com o benefício virtual, e ainda de graça. É uma oportunidade muito rica para nossos munícipes”, comemorou o secretário de Governo, Celso Florêncio, que lidera uma das pastas responsáveis por conseguir trazer a Univesp.

A Diretora da FATEC de Jacareí, Selma Candelaria Genari, falou para os alunos sobre a importância do curso. “Estamos muito felizes em oferecer esse espaço e viabilizar o início das atividades na cidade. Queremos estimular cada vez mais a educação aos munícipes de Jacareí”, conclui.

Pedagogia – A secretária de Educação, Maria Thereza Cyrino, que tem vasta experiência na área de educação, falou para os calouros um pouco sobre a missão que é escolher Pedagogia. “As escolhas que vocês fizeram hoje, vão se concretizar amanhã, e quero pedir para vocês se dedicarem e cumprirem com responsabilidade, dedicação e amor todo processo de formação. Vocês ocupam uma cadeira de peso e serão novos guerreiros da educação e da transformação social”, aconselhou a secretária.

A pedagogia permite diversas possibilidades, como concurso para lecionar, escolas particulares, creches, um leque muito amplo. Eu iria fazer em outra universidade, mas aí surgiu a Univesp, que é de graça e com qualidade muito superior dos demais cursos à distância”, afirmou Andriele Evangelista, 23 anos, projetando como será o futuro na profissão.

Serviço – A Univesp conta com 50 alunos por turma, totalizando 200 vagas no primeiro semestre de 2018. As próximas aulas inaugurais dos cursos de graduação a distância serão: 28/02 – Engenharia de Computação, 01/03 – Engenharia de Produção, 02/03 – Tecnólogo em Gestão Pública.

Os cursos são gratuitos com horários flexíveis e facilidade de acesso. O polo físico da Univesp em Jacareí funciona nas dependências da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC (rua Faria Lima, 155 – Jardim Santa Maria).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição exclusivamente de educação a distância que tem como parceiras a USP, Unesp e Unicamp e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)